Este guia se destina aos que são mais experientes (ou não são muito experientes mas desejam aprender tópicos mais avançados) acerca do sistema operacional F123Light. Caso precise de informações sobre a estratégia geral do projeto ou nossas motivações, por favor leia nosso guia estratégico do projeto. Se precise de orientações mais práticas sobre o processo de download, instalação, e uso, veja nosso guia prático.
Se tiver sugestões, correções, novo conteúdo, novo código ou outras contribuições para este projeto, por favor junte-se a uma de nossas listas de discussão e nos informe a respeito.
Esta imagem ainda é uma versão Beta, o que significa que continua em desenvolvimento e pode conter problemas.
Temos um único arquivo de instalação para todos os idiomas disponíveis, mas nem todas as traduções estão igualmente completas. Algum trabalho ainda precisa ser feito e qualquer ajuda é bem-vinda.
Você pode encontrar um arquivo com a imagem compactada aqui: https://public.f123.org/F123Light-testing-19.11.08.img.xz
Também incluímos a assinatura sha1sum do arquivo da imagem, de forma que você possa conferir a integridade do arquivo após baixá-lo. Observe que o arquivo foi compactado no formato xz, que é mais eficiente que o tradicional formato zip. Encontre informações sobre como descompactar arquivos xz aqui.
Na primeira vez que você ligar o computador, o software irá expandir a partição e ajustar o sistema de arquivos para ocupar todo o espaço disponível no cartão microSD, o que pode levar cerca de um minuto. Acrescente mais meio minuto para que o computador Raspberry Pi 3B+ esteja pronto. Partidas subsequentes serão mais rápidas, durando aproximadamente 30 segundos.
O usuário padrão é f123
A senha do usuário e administrador padrão é (em minúsculas): f123
O host é (em minúsculas): f123light
Usuários avançados podem facilmente criar imagens definindo senhas personalizadas para o WiFi e outros Informações sobre como personalizar imagens aqui.
Usuários avançados podem efetuar uma atualização a partir da linha de comando com o comando:
update-f123light
Caso o usuário esteja nos ajudando a testar alterações recentes no código, pode usar um parâmetro especial para atualizar do ramo em desenvolvimento. Para especificar o ramo em desenvolvimento, o comando correto é:
update-f123light -b devel
Talvez você às vezes queira experimentar novos recursos do Fenrir que não chegaram ainda à versão estável. Para isso, você pode sair para a linha de comando e aí rodar o seguinte comando:
select-fenrir
Será apresentada uma lista de ramos do repositório git. Simplesmente selecione o ramo que deseja e pressione Enter. A atual versão do Fenrir será fechada e a versão do ramo selecionado iniciada.
Foram implementadas proteções para garantir que você não acabe ficando com um Fenrir quebrado. Se você ouvir o Fenrir falar, pode pressionar Enter para usar a versão selecionada. Caso não pressione Enter dentro de 30 segundos, o computador vai reiniciar e voltará a ser usada a versão instalada e estável.
Pode voltar à versão instalada do Fenrir selecionando “estável” na lista de ramos ou reiniciando o computador. Também, se já souber o ramo que deseja, pode especificá-lo na linha de comando e pular completamente o sistema de menus. Por exemplo, digite o seguinte para carregar o Fenrir do ramo master:
select-fenrir master
O Fenrir tem um novo recurso capaz de pressionar teclas para você. Esse recurso é bastante poderoso, pois pode prover atalhos de fácil uso e menus que funcionem de modo igual em diferentes aplicativos.
Por exemplo, se você tem dois editores, Nano e Vim, eles salvam arquivos de modos diferentes. No F123Light, para salvar um arquivo no Nano, pressiona-se control+s. No Vim, porém, você tem que se certificar que está em modo de comando pressionando a tecla escape e então entrar com o comando :w. Se o Fenrir tiver um menu definido para ambos editores, você pode simplesmente ativar o menu pressionando Fenrir+F10 ou Fenrir+Alt, aí pressionar a de arquivos e s de salvar.
Pode usar também as setas e Enter para selecionar opções do menu. Caso abra o menu mas mude de idéia, simplesmente pressione escape para fechá-lo. Se digitar uma letra que não exista como opção no menu, o Fenrir tocará um som de erro.
Você já pode experimentar os menus virtuais no editor Nano.
Usuários experientes têm também a opção de gerar ou criar imagens próprias. Cada cópia do F123Light inclui o comando “build-f123light”, que gera automaticamente um arquivo de imagem, que pode então ser queimado ou gravado num cartão MicroSD para posterior uso.
Usuários experientes ou ambiciosos podem queimar a imagem que acabaram de criar em seus Raspberry Pi usando o comando “sudo fdisk -l” para identificar o nome do dispositivo ou disco a usar, após plugar o adaptador USB contendo o cartão MicroSD de destino.
Alerta: Este é um procedimento arriscado, portanto não deve ser tentado por usuários inexperientes ou com informações valiosas em seus computadores, ou que não possuam uma cópia atualizada das mesmas.
Uma vez que o usuário tenha identificado em qual dispositivo está o sistema operacional, bem como o dispositivo que será usado para queimar a imagem, o usuário pode digitar algo parecido com o seguinte para queimar de fato a imagem criada:
sudo dd if=filename of=device-path bs=2M
O “sudo” é usado para comandos importantes que exigem poderes administrativos. O comando “dd” é também chamado de disk-dump e é usado para fazer cópias exatas de discos ou queimar imagens nos mesmos. Os parâmetros “if” e “of” significam input file (arquivo de entrada) e output file (arquivo de saída), e o parâmetro “bs” significa block size (tamanho de bloco). Especificar o tamanho de bloco é opcional, mas descobrimos que usar “2M” acelera o processo. Note que o “M” neste parâmetro tem de ser maiúsculo.
Qualquer um que use o nosso script de criação “build-f123light” para criar uma imagem pode incluir as informações de sua rede sem fio no arquivo de configuração em F123Light/build/, e o computador iniciará já com o acesso WiFi à Internet. Porém, caso faça isso, certifique-se de também mudar as senhas tanto do usuário normal como do root.
Uma maneira ainda mais fácil de criar uma imagem que já contenha o login de sua WiFi é usar os modificadores apropriados conforme mostrado nesta seção de nosso guia.
Para criar uma nova imagem, você tem de se certificar que possui pelo menos 8 GB de espaço livre. Talvez precise de mais espaço para o diretório de trabalho. Caso tente criar uma imagem sem espaço livre suficiente, o script o alertará do problema e encerrará.
Para criar uma imagem com todos os parâmetros no padrão, vá para a linha de comando e entre com o seguinte:
build-f123light
Para criar uma nova imagem, você tem de se certificar que possui pelo menos 8 GB de espaço livre. Talvez precise de mais espaço para o diretório de trabalho. Caso tente criar uma imagem sem espaço livre suficiente, o script o alertará do problema e encerrará.
Você pode personalizar a imagem passando parâmetros especiais para ela. Aqui está uma lista de coisas que você pode personalizar na imagem:
Segue um exemplo de criação de imagem com alguns parâmetros fornecidos na linha de comando:
build-f123light --output-file custom.img
Isso fará uma imagem chamada custom.img.
Você talvez deseje adicionar um aplicativo favorito ao sistema de menus para carregá-lo mais fácil. Para fazer isso, crie um arquivo chamado menu em ~/.config/F123 como segue:
mkdir -p ~/.config/F123
nano ~/.config/F123/menu
O processo para adicionar um aplicativo de linha de comando é bastante direto. Isto, por exemplo, adicionará o vim:
exec:Editor de textos Vim::vim
Alguns aplicativos requerem diretivas especiais para o pdmenu, aqueles que não permanecem abertos por exemplo podem precisar do modificador pause. Para mais informações, leia por favor:
man pdmenurc
Adicionar aplicativos gráficos, como o chromium, exige um pouco mais trabalho. Para fazer isso, é necessário suspender o Fenrir de modo que ele e o Orca não fiquem tentando ler ao mesmo tempo. Aí temos que chamar o aplicativo gráfico com um script especial que carrega todos os componentes da seção do X e inicia o leitor de telas Orca. Aqui está um exemplo para adicionar o lxterminal ao seu menu pessoal:
group:LXTerminal
exec:::python /usr/share/fenrirscreenreader/tools/fenrir-ignore-screen &> /dev/null
exec:::echo -n "setting set screen#suspendingScreen="$(</tmp/fenrirSuspend)" | socat - UNIX-CLIENT:/tmp/fenrirscreenreader-deamon.sock
exec:::startx /usr/lib/F123-wrappers/xlauncher lxterminal
exec:::python /usr/share/fenrirscreenreader/tools/fenrir-unignore-screen &> /dev/null
exec:::echo -n "setting set screen#suspendingScreen=\$(</tmp/fenrirSuspend)" | socat - UNIX-CLIENT:/tmp/fenrirscreenreader-deamon.sock
endgroup
Note que existem alguns execs mesmo depois que o aplicativo lxterminal é chamado. Isso é para restaurar o Fenrir de modo que ele comece a ler novamente depois que a seção do X se encerra.
Geralmente você encontrará os arquivos binários de aplicativos em: /usr/bin
Mas se não estiver certo, os seguintes comandos lhe mostrarão onde ele está, supondo que esteja no path de executáveis:
command -v nome-do-aplicativo
Por exemplo:
% command -v firefox
/usr/bin/firefox
Por favor note que geralmente o símbolo “$” é usado para indicar o prompt da linha de comando. No F123Light, usamos o símbolo “%”, mas isso pode ser facilmente alterado.
O F123Light é baseado em Arch Linux, logo o seguinte endereço só é relevante para as customizações que nossa equipe fez nessa distribuição:
https://gitlab.com/f123/
Documento versão: 19.11.09
Esta obra da F123 Consulting está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Nós também temos outra forma para que você possa usar o nosso conteúdo gratuitamente, se essa licença não for a mais adeqüada para as suas necessidades. Entre em contato conosco para saber mais sobre alternativas a essa licença.