Bem vindo ao F123!

Orientações Básicas

Você pode avançar nesse texto de orientação usando as setas para cima e para baixo de seu teclado. Nesse momento a tela do seu computador mostra o navegador web Firefox com uma página com este texto de introdução e um link que você pode clicar para abrir a próxima página. Você pode usar Tab e Shift Tab para pular de link em link, e H e Shift H para pular de título em título.

Tecle o símbolo de mais no teclado numérico para ler esta página de ajuda de forma contínua e aperte a tecla Control para parar a leitura. Use Insert H se precisar de ajuda para identificar teclas no seu teclado e Escape quando já souber onde estão as teclas que precisa. Finalmente, use Control Escape para acessar o menu simplificado e Alt F1 para acessar o menu completo.

Lembre-se que Alt Tab permite que você mude de uma janela aberta a outra e já que o menu simplificado foi aberto junto com esta página, tecle Alt Tab e poderá ler o menu simplificado. Quando teclar Alt Tab de novo, voltará a esta página.

Introdução ao Sistema

O F123 é um sistema operacional completo, que inclui leitor e ampliador de tela, aplicativos de escritório, software para acessar a Internet, e-mail, mensagens instantâneas, e muito mais. O F123 está desenhado para abrir oportunidades educacionais, de emprego, e de inclusão social para pessoas com deficiência visual parcial ou total.

Tipos de Teclado e o Leitor de Tela Orca do F123

Existem dois tipos básicos de teclados: O teclado de desktop ou computador de mesa e o teclado de laptop ou computador portátil. A principal diferença entre os dois, além do tamanho, é que o teclado para desktop tem o que chamamos de teclado numérico a direita enquanto o teclado de laptop não tem essas teclas. O teclado numérico mostra as teclas que encontraríamos em uma calculadora e quando disponível, é usado pelo leitor de tela Orca do Sistema F123 para a entrada de comandos de leitura.

A tecla Insert é um bom exemplo. O número zero no teclado numérico também funciona como tecla Insert. Ela é usada com frequência para realizar comandos no leitor de tela Orca.

Em teclados de laptops ou computadores portáteis, o teclado numérico não existe e a tecla Insert está localizada perto da tecla Del. Por este motivo, no caso de computadores portáteis é recomendado que, se abram as preferências do Orca para alterar o leitor de tela para modo de teclado portátil. Assim a tecla CapsLock poderá ser usada como Insert para os comandos do Orca.

Tecle Insert e barra de espaço para abrir as preferências do Orca. Depois de abrir as preferências do Orca, você pode modificar o tipo de teclado usado pelo Orca ao pressionar a tecla Tab uma vez e usar as setas para a escolha. Em seguida use o Tab ou Shift Tab para chegar ao botão Ok e pressionar espaço ou Enter para clicar nesse botão e fechar as preferências gravando suas modificações.

Vale a pena comentar que a tecla Insert e a tecla CapsLock, por serem usadas para dar comandos no Orca, elas são muitas vezes chamadas de tecla Orca em alguns manuais e telas de ajuda.

Ajustando o Volume do Leitor de Tela

Você pode aumentar o diminuir o volume da voz do leitor de tela usando Alt e Page-Up para aumentar, e Alt e Page-Down para diminuir.

Menu Simplificado e Acesso Fácil aos Comandos

Você pode ter fácil acesso aos aplicativos mais usados teclando Control Escape. Depois de abrir o menu simplificado com Control Escape, escolha o aplicativo desejado com as setas para cima e para baixo e abra o mesmo apertando Enter. Quando você estiver dentro do aplicativo desejado, use a tecla F10 para ativar o menu de opções e as setas e a tecla Enter para escolher a ação desejada.

Ativação e Desativação Desta Página de Ajuda e do Sistema de Dicas F123

Os dados incluídos nestes documentos são uma orientação básica para quem está usando o F123 pela primeira vez. Se você já usou o F123 antes e não precisa de ajuda, dê o comando desativar-ajuda no Terminal ou usando Alt F2. Se você desejar reativar esta ajuda para um amigo, dê o comando ativar-ajuda e reinicialize o sistema e esta página será aberta sempre que ligar seu F123 e as Dicas F123 no começo dos aplicativos mais importantes voltarão a ser faladas.

Quando você clicar no link, o sistema abrirá a página ligada a esse link e você poderá ler a mesma usando a tecla com o símbolo de mais do seu teclado numérico. Aqueles que estiverem usando o F123 em modo de teclado portátil, deverão usar o comando CapsLock ponto-e-vírgula. Para você parar a leitura aperte Control.

Se você ainda não se acostumou com o teclado, você pode escutar o nome de cada tecla que apertar entrando no modo ajuda dando o comando Insert H.

Para sair do modo ajuda e voltar a usar o computador normalmente aperte a tecla ESC ou Escape que está a esquerda e acima de tudo em seu teclado.

Ampliação de Tela para Pessoas com Baixa Visão

Se você prefere usar ampliação junto com o leitor de tela, você pode ativar o Ampliador Compiz Fusion apertando Alt F1, descendo com a seta para baixo até a categoria "Acesso Universal", e abrindo a mesma com a seta para a direita. Assim que abrir você vai escutar Ampliador Compiz Fusion. Para ativar aperte a barra de espaço ou Enter e espere alguns segundos. Aperte então a combinação de teclas Super e o número 2 ou 3 do teclado normal. A tecla Super é também conhecida como tecla Windows. Você poderá encontrar mais informações sobre estes e outros comandos na próxima página.

Notícias F123

Você pode sempre encontrar novidades sobre o F123 na seguinte página: http://F123.org/

Agradecimentos

Um projeto como o F123 não seria possível sem as contribuições de indivíduos, comunidades, empresas, organizações, governos, e fundações que entendem o potencial que esta iniciativa tem para melhorar a vida de pessoas com deficiência visual.

Entre indivíduos, queremos agradecer especialmente a Joacy Botelho, Sidney e Cristina Santos; Daniel, Marcel, e Martin Meili; Adélaïde Caillaud, Adilson Mota de Araújo, Betina Richers Graf, Bill Cox, Carla Mauch, Carlos Célio Oliveira, Cléverson Uliana, Cléverton Barros, Édipo Crispim, Frank Alcântara, Gilberto Dimenstein, Gilles Casse, Howard Weinstein, Hudson Augusto, Joanmarie Diggs, Jonathan Duddington, José Vilmar Estácio de Souza, Julian Harker, Juliane Silva, Julie Lapidus, Krishnakant Mane, Luís Mauch, Luiz Henrique Volso, Marco Aurélio Padilha Cassilha, Maria Aparecida Vieira, Mark Shuttleworth, Marta Almeida Gil, Mary Vargo, Melissa Mendonça, Natalie Cox, Peter Korn, Phil Cowans, Talyta Celestino dos Santos Morais, Thomas de Lima, Tiago Casal, e William Walker por suas contribuições ao F123 e ao mundo do software livre.

Entre comunidades estamos especialmente agradecidos a aquelas responsáveis por Compiz Fusion, Debian, eSpeak, Firefox, Gnome, Knoppix, LibreOffice, Orca, Lubuntu, Manjaro, e Ubuntu.

Finalmente, empresas e organizações as quais também queremos agradecer: Ashoka, Boehringer Ingelheim, Canonical, Duodyn, Free Software Foundation, Gnome Foundation, Igalia, e Mais Diferenças.

Curso a Distância para Uso do F123

Organizações interessadas em ter acesso ao nosso curso de capacitação a distância para apoiar seus cursos presenciais, ou pessoas interessadas em fazer o curso de casa, devem enviar um e-mail com seu nome completo, idade, cidade, estado, e país para o endereço: curso@F123.org

Se você deseja ler esta página de novo pode voltar ao começo com Control Home, ou usando Shift H para voltar a títulos anteriores.

Próxima página de Ajuda