Aumentando a Sua Velocidade e Eficiência com a Ajuda do F123

O Sistema F123 Visual foi desenvolvido para melhorar as oportunidades educacionais e de emprego para pessoas com deficiência. Algo que é essencial para esse processo, é maximizar a velocidade e eficiência com que o usuário do F123 faz qualquer atividade. Nesta página vamos compartilhar várias dicas para quem já tem um pouco de experiência com o F123 e deseja fazer suas atividades com mais rapidez ainda.

Nas seguintes seções você encontrará dicas para uso de novos aplicativos e até mesmo para uso do Terminal, também conhecido como linha de comando. Algumas podem parecer relativamente avançadas, mas não se assuste. A linha de comando assusta muito mais quem enxerga do que quem é cego. Para nós, a linha de comando é extremamente acessível e prática.

Esta página será atualizada com mais freqüência do que a primeira página de ajuda e será escrita com o usuário mais experiente em mente. Mesmo assim, se houver algo que não está claro, escreva para a nossa lista de ajuda com a sua dúvida.

Acelerando a Navegação com o PCManFM

Se você tem pastas, ou diretórios, com centenas de arquivos, além de recomendar que você use pastas dentro de pastas para organizar melhor os seus documentos, recomendamos o navegador de arquivos pcmanfm. Apesar do nome, esse é um navegador de arquivos muito rápido e amigável.

Para instalar o pcmanfm entre no Terminal com o comando Control Alt T. no terminal digite o seguinte comando. Pode copiar daqui para lá usando Control Shift V, na hora de colar, já que o Control V normal não funciona dentro do Terminal.

sudo pacman -Sy pcmanfm

Note que a letra S no comando acima é maiúscula. Note também que o sistema vai te pedir sua senha de administrador e depois vai perguntar se você tem certeza que quer instalar. Responda a esses dois pedidos sempre lembrando de apertar Enter depois da senha e depois da letra s quando confirmar que sim, deseja instalar.

Depois de instalar o pcmanfm, você pode sair do Terminal teclando exit e apertando Enter. Agora você vai ter um navegador de pastas com mais velocidade, mais acessibilidade, e alguns truqes bastante úteis.

Acione o pcmanfm teclando Alt F2 e escrevendo pcmanfm. Se você gostar desse navegador, poderá facilmente criar um atalho de teclado para acessar o mesmo com rapidez. Experimente colocando as pastas mais usadas com o comando para abrir todas elas de uma só vez. Por exemplo:

pcmanfm Documentos/ Música/ Downloads/

Um comando como esse pode ser rodado automaticamente toda vez que seu computador é inicializado. Essa é a grande vantagem de comandos desse tipo, é possível automatizar várias ações e economizar tempo no seu dia-a-dia.