O Linux tem milhares de programas livres e gratuitos, para qualquer áera do conhecimento humano, mesmo assim, pode ser que exista algum periférico específico que funciona somente no windows (por exemplo GPS), ou algum programa com características específicas que você precise ou goste. Neste caso poderá instalar no Big Linux esse programa feito para plataforma windows, através do Wine.

A primeira atitude a fazer é instalar o Wine, na tela acima clique na opção Instalar Wine, aparecerá uma caixa de diálogo solicitando sua senha, digite-a e será procedida ao processo de instalação. Se não tiver instalado previamente as fontes do windows (msttcorefonts), o sistema procederá àinstalação desse arquivo, assim, o processo pode demorar mais um pouco. Na conclusão, clique no botão Fechar. Terá a seguinte tela;

Note que onde antes tinha a opção Instalar Wine agora aparece Abrir Painel Wine, clique nele para abrir o programa, terá a seguinte tela,

Na opção Configurador do Wine poderá modificar vários parâmetros do wine, não sendo o escopo deste manual sua explanação, devendo reportar-se ao site do wine para maiores instruções (tela abaixo)

Para todos os efeitos, basicamente escolha a versão do windows que quer imitar, e deixe as demais configurações da maneira que o programa as apresentar (Default Settings).

Na opção Editor de registros Regedit, se houver necessidade, poderá editar as chaves do wine, precisando de conhecimentos mais profundos de Linux, deixe como está.

Na opção Abrir pasta com arquivos do Wine abrirá os arquivos do seu windows instalado.

Na opção gerenciador de arquivos do Wine você terá acesso aos arquivos do Big para consulta e correções que achar necessário (figura abaixo).

As opções Simular que o windows está sendo reiniciado e Apagar arquivos pessoais do Wine são auto-explicativas.