1 Instalação


1.1 Usuários de outros sistemas operacionais

    A grande maioria das pessoas se iniciam na era digital utilizando algum sistema que não seja GNU/Linux, o que é compreensível, já que a maioria dos computadores vendidos no Brasil, vem com alguma versão do mesmo instalada, e os que não vem é muito comum o usuário ou comprar uma versão em alguma loja, pagando um preço muito alto ou arrumar uma versão "pirata" em alguma esquina.

    Os sistemas GNU/Linux, possuem uma filosofia diferente onde o sistema operacional é normalmente oferecido sem custo algum, o sistema por ser totalmente aberto, é desenvolvido por milhares de pessoas em todo o mundo, com isso, apareceram ao longo do tempo diversas distribuições, que tem suas próprias particularidades, algumas são voltadas para uso em servidores, outras para um público mais avançado e outras para máquinas mais antigas, o Big Linux é voltado para um público leigo porém exigente e a missão é bem clara, desenvolver um sistema perfeito.

    Para começarmos, é necessário ter em mãos o CD do Big Linux, caso você ainda não tenha, você pode baixar uma imagem ".iso" no site biglinux.com.br e grava-lá em um CD.

    A gravação de um arquivo .iso em um CD deve ser feita em um software próprio para isso, no Windows® você pode utilizar o Nero ou o Infrarecorder só para citar alguns, no GNU/Linux, você conta com o K3B (que acompanha o Big Linux) ou o Braseiro, também para citar alguns.

    Antes de gravar um CD, é importante conferir o md5sum, que é um código de 32 números que permite verificar se o arquivo baixado não está corrompido, pesquisando no Google, você encontra uma série de programas que lhe permite obter o md5sum do arquivo baixado, uma vez calculado, você deve compará-lo com o md5sum encontrado no site do Big Linux, se os números baterem o arquivo está integro e pronto para ser gravado, prefira o uso de um CD-R virgem de boa qualidade e grava-lá com velocidade de 4X.

    Depois de gravado a imagem .iso no CD é só reiniciar o computador com o mesmo no drive de CD do computador (pode ser necessário alterar a ordem de inicialização na BIOS, consulte o manual do seu computador para maiores detalhes).

    IMPORTANTE: Se você for instalar o Big Linux em um computador que tenha o Windows instalado, apesar de ser uma operação segura, é sempre recomendável fazer um backup de dados importantes e de desfragmentar o seu HD, procure na ajuda do Windows para maiores informações.

2 Experimentando o Big Linux

2.1 Inicializando o Live-CD

    Ao ligar o computador com o CD do Big Linux no drive de CD, você deve encontrar a tela da figura 1.


Tela de inicialização do Big Linux

Figura 1: Tela de inicialização do Big Linux




    A primeira opção inicia o Big Linux, que é a opção recomendada na grande maioria dos casos, mas se der algum problema, tais como não iniciar o modo "gráfico", ficando mais de 2 minuto em uma tela preta, você deve reinciar o computador e tentar as outras opções oferecidas no menu de inicialização, mostradas na figura 2.


Figura 2: Opções avançadas de inicialização do Big Linux, utilize-a caso tenha dado algum erro na inicialização no modo normal.


    Aqui vai uma breve explicação dos item de inicialização avançada:


  •     Verificar se o CD possui defeitos: Como o nome diz, verifica possíveis erros de gravação do CD, que podem impedir a correta inicialização do sistema.
  •     Testar Memória: Infelizmente no mercado brasileiro encontramos muitas peças de baixa qualidade, portanto se o seu sistema apresenta erros aleatórios, é recomendável rodar pelo menos um teste com no mínimo 1 hora de duração, para poder verificar erros grosseiros na memória, embora um teste realmente completo pode demorar várias horas dependendo da quantidade de memória instalada e da velocidade de processamento do computador.
  •     Iniciar pelo HD: inicia o sistema instalado em seu HD, útil caso tenha esquecido o CD dentro do leitor.
  •     Instalar no HD: Recomendado apenas se você já possui alguma experiência com instalações do GNU/Linux, e já sabe o tipo de instalação que irá fazer.
  •     Iniciar utilizando detecção de vídeo alternativa e Iniciar com vídeo Vesa: Indicado se na primeira tentativa de inicialização do Live-CD, você foi recebido com uma tela preta, normalmente iniciando com o drive Vesa resolve este problema.


    Durante o carregamento do sistema, você deve ver essa tela.


Figura 3: Tela de inicialização do Big Linux.


    O processo de carregar um sistema a partir de um CD é muito complexo, pois deve funcionar em uma grande gama de configurações, então é normal aparecer uma tela preta com vários comandos passando, e até mesmo algumas informações de erros, é só ter paciência que o modo gráfico deve aparecer em instantes, essas mensagens só deixam de ser anormal se passar mais do que 2 minutos e o modo gráfico não aparecer.


Figura 4: Modo gráfico do Big Linux inicializando.


Figura 5: Tela inicial do Big Linux 5.


    Se apareceu a tela da figura 5 então está tudo OK, aqui você pode aproveitar para conhecer o sistema com total segurança já que tudo o que você fizer não será salvo, o único inconveniente em utilizar um sistema a partir do CD, é que é fica muito lento mas não se incomode com isso, pois uma vez instalado no HD, o sistema ficará muito mais rápido.


3 Instalando o Big Linux no Hd.


3.1 Instalação Básica.


    Agora que você já se familiarizou um pouco com o sistema, vamos à sua instalação, dê dois cliques no ícone "Instalar no HD" localizado no canto superior esquerdo, deverá abrir a seguinte tela (Figura 6):


Figura 6: Tela inicial do menu de instalação, solicitando a escolha do idioma que será utilizado.



    Selecione o idioma desejado, e clique em Avançar:


Figura 7: Seleção do Fuso Horário.


    O próximo passo da instalação, (figura 7) é a escolha do fuso horário de sua região, selecione a opção corresponde ao local onde mora e clique em Avançar.


Figura 8: Configuração do teclado.


    Na figura 8 você irá configurar o layout de seu teclado, a opção Brazil deve funcionar na maioria dos teclados que possuem a tecla ç , caso você utilize um teclado americano que não possui a tecla ç (comum em muitos notebooks), você deve selecionar a opção correspondente (United States na maioria desses casos), existe uma caixa de texto justamente para você testar se as acentuações e símbolos estão corretas, caso esteja tudo OK, é só clicar em Avançar.


Figura 9: Tela de particionamento do Big Linux em um computador que possui o Windows instalado, uma situação semelhante a muitos computadores no Brasil.


    Agora chegou a hora de particionar o HD, se você, como no exemplo da figura 9, precisar mexer em uma partição onda já esteja algum sistema operacional pré-existente, é importante que a unidade esteja desfragmentada para não oferecer risco de perda de dados, a desfragmentação deve ser feita pelo próprio sistema, procure informações no manual de instruções do mesmo.


    Nesta tela você pode deixar que o programa deixe metade do HD para o sistema operacional pré-existente e a outra metade para o GNU/Linux; Utilizar o HD inteiro, CUIDADO: essa opção irá apagar todos os dados do HD, juntamente com a instalação do Windows, ou escolher manualmente o particionamento, que é a opção recomendada, selecione-a e clique em Avançar.


Figura 10: Tela do particionamento manual com as partições existentes no HD.


    Neste ponto (figura 10) vemos que o computador do exemplo já possui um sistema operacional e que seu HD está totalmente reservado para ele, então temos que liberar um espaço para poder instalar o Big Linux, selecione a partição que você deseja modificar e clique em alterar, lembrando que o espaço mínimo recomendado para a instalação do Big Linux é de pelo menos 5Gb, embora se quanto mais espaço você puder alocar é melhor.


Figura 11: Redimensionando a partição selecionada.


    No exemplo acima (figura 11), o tamanho original da partição era de 32105Mb, alteramos para 22105Mb para que tenhamos 10000Mb para a instalação do Big Linux, ou seja, se você possui uma partição de 100Gb, e quer reservar 20Gb para a instalação do Big Linux, então você deve redimensionar a sua partição atual para 80Gb, deixe as demais opções como a na figura 11 e clique em Ok.


Figura 12: Tela para uma última verificação e confirmação da ação.


Figura 13: Espaço livre para a instalação do sistema criado com sucesso.


    Agora você deve ter uma partição livre, (figura 13) selecione-a clique em adicionar.


Figura 14: Criando a partição onde o sistema irá ser instalado.


    Agora nesta tela (imagem 14) no campo tipo para nova partição, é recomendável escolher lógica, pois se escolher primária, você só poderá ter no máximo 4 partições no HD, enquanto que na lógica você poderá criar até 255 partições.


    Agora entra algo importante, repare que não foi utilizado todo o espaço disponível, eu tinha 10000Mb e utilizei 9000Mb, é que precisamos criar a partição de SWAP, que é a memória virtual do GNU/Linux, ela é muito importante em sistema com pouca memória ram (menos do que 2Gb), e a regra geralmente é criar uma partição SWAP com pelo menos o mesmo tamanho da memória ram instalada no sistema, embora seja comum em sistemas com 2Gb ou mais de ram, deixar apenas 1Gb de SWAP (quanto maior a quantidade de ram instalada menos importante é a SWAP na maioria dos casos).


    Em localização da nova partição deixe marcada a opção Início.


    No campo Usar como, a opção recomendada é Sistema de arquivos com journaling ext4, por ser um sistema de arquivos moderno, seguro e em pleno desenvolvimento, embora você possa utilizar ext3 ou reiserFS, que são sistemas de arquivos mais antigos, porém rápidos.


    O ponto de montagem deverá ser selecionado a opção /, que é a "raiz" do novo sistema, ou seja, o local onde será instalado o Big Linux, clique em Ok para continuar.


    Agora você deve uma partição configurada para a instalação do Big Linux e um espaço livre para a criação da SWAP, selecione-a e clique em adicionar.


Figura 15: Criando a partição SWAP.


    Agora você irá proceder da mesma forma quando foi criada a partição de instalação, a única diferença é que no campo Usar como, você deve selecionar área de troca SWAP, e clique em Ok.


    Você deverá ter algo parecido com a tela da figura 16.


Figura 16: HD pronto para a instalação.


    Clique em avançar.


Figura 17: Adicionando o primeiro usuário.


    Agora você deverá ter uma tela parecida com a da figura 17, aqui você irá criar um usuário com poderes de administrador, crie uma senha forte, que misture letras maiúsculas e minúsculas junto com números e símbolos, Procure não esquecer sua senha!, e o nome do computador na rede, importante se você possui mais de um computador ligado em uma rede doméstica.


Figura 18: Tela de confirmação final.


    Nessa última tela, você pode fazer uma última verificação e clicar em instalar, a instalação leva menos do que de 30min, em um Intel Core 2 Duo E7xxx.


    Se o sistema já possuir uma conexão com a Internet configurada, ele irá durante a instalação, baixar alguns arquivos da Internet, se estiver demorando muito, você pode clicar em Ignorar, que o sistema irá prosseguir com a instalação.


    Quando concluir é só reiniciar o computador, Lembre-se e retirar o CD do Big Linux do drive de CD, e pronto, o sistema deve estar instalado e pronto para o uso.


3.2 Opções Avançadas de Instalação


    Na instalação básica, criamos apenas duas partições, a SWAP e a partição de instalação do sistema, porém o GNU/Linux nos dá uma flexibilidade muito maior na instalação, como por exemplo, instalar a sua pasta /Home1 em uma outra partição e até mesmo em outro HD.


    Praticamente qualquer pasta pode ser montada em partições separadas, a principal vantagem é que caso você queira instalar uma nova versão do Big Linux, ou qualquer outra distribuição, você preserva de forma fácil os seus dados, sem se preocupar em passar tudo para um pendrive por exemplo.


    O processo para criar a pasta /home em uma partição separada, é o mesmo feito para criar a partição / (figura 14) só que ao invés de selecionar / em Usar como, devemos selecionar /home, lembre-se de deixar um bom espaço no HD para essa partição, pois é ela que irá guardar suas músicas e vídeos.


    Se você já utiliza algum sistema GNU/Linux, e quer preservar o seu gerenciador de boot atual, na tela de confirmação final (Figura 18), existe a opção Avançado, clique nela e configure para instalar o Grub apenas na partição onde será instalado o Big Linux, com isso você preserva seu gerenciador atual, Lembre-se que se fizer esta abordagem, será necessário configurar manualmente o seu gerenciador de boot atual para poder iniciar o Big Linux.


    IMPORTANTE: Se você está utilizando o Big Linux em um computador que já tenha uma partição /home configurada, lembre-se de verificar se a opção Formatar esteja DESMARCADA.